Currículo do ensino médio pode ficar mais atraente

Currículo do ensino médio pode ficar mais atraente

O ensino médio poderá ficar mais atraente a partir de 2010. O MEC (Ministério da Educação e Cultura) elaborou uma proposta de mudança no currículo em vigor nas escolas. A ideia é dividir o conteúdo das 12 disciplinas em quatro grupos temáticos: línguas, matemática, humanas, e exatas e biológicas, tendo como foco trabalho, ciência, tecnologia e cultura.


Com isso, a divisão entre as disciplinas seria eliminada, promovendo uma integração entre elas. A proposta está sendo analisada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e deve ser aprovada em junho. Na visão do MEC, hoje o currículo escolar do ensino médio é muito fragmentado e o aluno não vê aplicabilidade no programa ministrado, o que reduz o interesse do jovem pela escola e a qualidade do ensino.

A proposta ainda prevê um aumento de 25% na carga horária, que passará de 2.400 horas para 3.000 horas-aula por ano. A intenção é que o projeto-piloto seja implantado já em 2010. A implantação será feita primeiro nas escolas com pior desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).


O dirigente regional de Ensino, Moacir Rossini, vê com bons olhos a proposta do MEC. Segundo ele, a proposta tem vários itens que podem tornar mais interessante o ensino sob o ponto de vista do aluno. Como exemplo, ele citou o item que destina 20% dos créditos para escolha dos alunos. Dessa forma, eles podem escolher as disciplinas que mais lhes interessam.


Além disso, avalia o dirigente, o currículo deve ficar um pouco mais prático, mais voltado para o cotidiano dos alunos. Ele também destaca como positiva a ideia de promover uma interdisciplinaridade entre as matérias. Conforme ele, hoje não há "diálogo" entre as matérias e os professores muitas vezes trabalham de forma isolada, sem conhecer o trabalho desenvolvido pelo colega. Pela proposta, isso será eliminado.

Nenhum comentário: