As escolas brasileiras têm até 2010 para se adequar e passar a ensinar o espanhol, a língua mais falada das Américas, a estudantes do ensino médio. A lei federal 11.161, de 2005, determina que a oferta do idioma é obrigatória e deu prazo de cinco anos para a conclusão do processo de implantação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) também trata do ensino de línguas estrangeiras. Diz a lei que, na parte diversificada do currículo, será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna. A escolha, porém, fica a cargo da comunidade escolar.
O Ministério da Educação (MEC), no entanto, alega não possuir números de quantas escolas públicas já ofertam o espanhol no Brasil. O que se sabe é que, pelo Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira, que estimula o ensino do espanhol no Brasil, 13 escolas de fronteira ofertam o idioma.
Cerca de 500 milhões de pessoas no mundo falam espanhol, a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo, depois do inglês. (BMW)
Nenhum comentário:
Postar um comentário